O segredo para ter um negócio artesanal de sucesso!

Muitas pessoas passam a vida sem saber como ter um negócio artesanal de sucesso e acham que conseguir isso é um bicho de sete cabeças.

Esses dias postei uns vídeos nos stories do Instagram (Se não me segue ainda, você precisa ir lá! Clica aqui! Posto muitos insights do dia a dia) compartilhando minha trajetória de querer fazer mil artesanatos diferentes durante minha vida.

Comecei a fazer artesanato quando ainda era pequena e desde então sempre quis abraçar o mundo, fazendo tudo que me interessava, desde caixas para presentes (cartonagem), ponto de cruz, crochê, tricô, bijuterias, entre outros.

E o que acontecia era que eu não conseguia me aprofundar em nenhuma técnica, porque estava sempre pulando de uma para outra. Isso gerava em mim uma frustração tão grande que muitas vezes largava pra lá, mesmo já tendo comprado todos os materiais.

Acabou virando um ciclo vicioso, onde eu me via sempre ávida por aprender novas técnicas e na primeira dificuldade, ou a cada nova ideia que surgia, eu abandonava o que tinha começado.

Esse processo repetitivo de começar e não terminar me gerava grande insegurança, pois além de me fazer não aprofundar meus conhecimentos em determinada técnica, trazia a descrença a respeito de mim mesma. Eu me via como alguém pouco confiável, porque não concluía o que começava e dessa forma estava cada vez mais longe de ter meu negócio artesanal de sucesso.

Fora que para os outros eu também não conseguia gerar muita credibilidade, porque por mais que eles acreditassem em mim, no meu talento, eles não conseguiam ver os resultados disso porque eu não levava nada adiante.

Nem preciso dizer que isso aumentava mais ainda a minha descrença sobre mim mesma e consequentemente ficava cada vez mais insegura, né? Além do que me distanciava cada vez mais de ter meu negócio artesanal de sucesso.

A ideia que mudou o rumo dessa história!

Sempre gostei muito de ler e de aprender. Busco me aperfeiçoar diariamente como pessoa e profissional e por isso leio muitos livros, participo de palestras e cursos que me auxiliem a evoluir em todos os aspectos da minha vida.

E foi nessa busca que percebi alguns modelos de sucesso de pessoas das quais me inspiro. No livro Poder Sem Limites, Tony Robbins ensina que nossos pensamentos e até nossa postura pode transformar nossa vida para melhor ou para pior. Ele ensina ainda a modelarmos uma pessoa que tenha as características que admiramos e que queremos adquirir. Se você deseja transformar sua vida, vale muito a pena ler esse livro!

Mas você deve estar se perguntando o que é isso de modelar alguém. Vou te explicar, é muito simples. Modelar uma pessoa é estudar o jeito dela, as atitudes, os hábitos (positivos, é claro) e se inspirar nela.

Não quero dizer que com isso você deve sair copiando o jeito de ser de ninguém, nem deixando de ser você mesmo. Mas que é importante se inspirar nas boas atitudes daquela pessoa.

Gisele Bündchen, e a ideia que mudou o rumo dessa história!
Foto: Instagram

Por exemplo, uma das pessoas que eu tenho grande admiração é Gisele Bündchen. Por ela ter tido as imensas conquistas com o seu trabalho, sem perder a sua essência e doçura diante da vida. Ela própria construiu o seu império, com disciplina, trabalho intensivo e amor ao próximo. Está sempre envolvida em projetos que beneficiam o planeta e não expõe sua vida pessoal em busca de gerar polêmicas e auto-marketing. Ela inclusive compartilha sua trajetória em seu livro, Aprendizados.

Então nesse sentido eu modelo o seu jeito de ser, sua disciplina e determinação. Tento manter a doçura e amor ao próximo. Mas não significa que serei uma cópia dela, entende?

Levando o artesanato a sério

Eu quero deixar claro aqui que essa transformação não acontece de uma hora para outra e que ela não é fácil. É um exercício diário, que requer muita disciplina e prática. Mas com as ferramentas certas é extremamente possível.

Acredito fortemente que o ponto de virada para mim foi cansar de viver com a constante sensação de fracasso. Tinha total consciência de que era capaz de ter sucesso, mas não via os resultados porque eu não era disciplinada em fazer as coisas acontecerem de maneira constante.

Esse foi o marco que iniciou a mudança na minha vida: TER CLAREZA!

Clareza: O segredo para ter um negócio artesanal de sucesso.
Negócio foto criado por senivpetro – br.freepik.com

A partir dessa consciência de que eu precisava sair desse ciclo vicioso de fracasso pessoal, consegui ter a clareza de que o que eu fazia poderia se transformar em um negócio lucrativo e eu deveria encará-lo como um trabalho realmente.

Quem trabalha com artes muitas vezes comete um erro muito comum que é não levar a sério o seu trabalho criativo. Mesmo amando fazer o que faz, a pessoa não consegue enxergar a mudança que o seu trabalho pode gerar no mundo e acaba se desvalorizando.

Conclusão

Nesse artigo eu compartilhei uma das minhas maiores dificuldades na minha trajetória empreendedora e eu sei que ela não é uma dor só minha. Muitas seguidoras têm compartilhado seus desafios comigo lá no Instagram e vejo que temos muito em comum.

Para que você consiga colocar em prática o que eu trouxe aqui, vou resumir em tópicos o que eu acho que pode te ajudar a virar a sua chave também.

  1. Não adianta ser uma “metralhadora ambulante”, querendo fazer todos os tipos de artesanato do mundo e não fazer nada bem feito;
  2. Quando o incômodo do fracasso é maior que o comodismo, a gente cria forças para mudar;
  3. Buscar aperfeiçoamento pessoal e profissional em livros, palestras e cursos podem transformar a sua vida;
  4. Eleja pessoas com grandes virtudes nas áreas que você deseja melhorar e se inspire nos seus hábitos e atitudes positivas;
  5. Tenha clareza se o que você quer é apenas fazer artesanato como hobby ou realmente transformá-lo em um negócio lucrativo;
  6. Tenha atitude, você pode muito mais!

Quer se aprofundar mais nesse tema e transformar seu hobby em um negócio artesanal de sucesso? Criei esses dois artigos que vão te ajudar mais ainda a começar e colocar em prática hoje mesmo!

Como ter sucesso com sua marca de bijuterias e artesanato
Parte 1
Parte 2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *