Oi gente!
Hoje resolvi compartilhar com vocês um projeto muito legal que eu conheci nesse final de semana em Salvador-BA.
É feito por um grupo de mulheres que se reúne em algumas datas para fazer quadradinhos de crochê, também conhecidos como squares, para depois juntarem esses quadradinhos em mantas para doação com objetivo de aquecer o corpo e confortar o coração de quem precisa.
O projeto começou em São Paulo e vem crescendo no Brasil por iniciativa de artesãs que, de forma independente, se organizaram para esse trabalho. Em Salvador, o projeto já conta com mais de 25 crocheteiras.
As mantas de 1x1m são feitas coletivamente, a partir da soma de 16 quadradinhos de crochê de lã (de 20x20cm). A ideia de trazer o Quadradinhos de Amor para a Bahia surgiu no ano passado, quando Rosângela Bezerra, artesã e crocheteira, conheceu a iniciativa durante uma viagem. Desde então, ela se empenhou em, aos poucos, confeccionar quadradinhos de lã – à época tinha a meta de um quadradinho por dia – ao mesmo tempo apresentava a ideia para conhecidos e outras artesãs.
Os encontros acontecem em praças e algumas lojas de artesanato ou ateliês da cidade de Salvador e Lauro de Freitas-BA.
Além do lindo objetivo de levar aconchego aos idosos nos abrigos da cidade, esse projeto traz a oportunidade de nos reunirmos com outras pessoas amantes do artesanato, do crochê especificamente, e é uma animação só!
Tem mulheres de várias idades e cada uma tem seu jeito especial de fazer crochê.
Achei uma grande oportunidade para aquelas pessoas que se sentem sozinhas, que sentem a necessidade de se relacionar com outras pessoas ou mesmo aquelas que sentem vontade de fazer um trabalho voluntário. Ainda mais fazendo um trabalho manual tão gostoso e que proporciona tanto carinho a quem faz e a quem recebe.
Sei de histórias de mulheres e homens que se curaram da depressão, do sentimento de solidão e outros tipos de problemas emocionais ao participar de projetos coletivos e trabalhos manuais. Afinal de contas, tem terapia melhor do que se reunir com pessoas alegres, com o objetivo em comum de ajudar pessoas necessitadas, fazendo o que se ama?
Eu tenho uma noção de como fazer crochê, mas como não pratico muito acabo me perdendo em algumas partes. Acontece que nesse encontro que participei, as meninas me ensinaram a fazer o quadrado (square) de crochê e aprendi bem rapidinho.
Quando cheguei ao local da reunião – Ateliê Flor de Pano, na Pituba – as outras meninas já estavam fazendo seus quadradinhos de crochê. Eu escolhi esse modelo da foto acima para me basear nos pontos. As donas do Ateliê me recepcionaram super bem e Rosângela e Cris me ensinaram como iniciar o trabalho do meu square de crochê.
Elas me contaram que optam pelo novelo de lã e que os pontos devem ser mais soltos, para que a manta fique bem fofinha e macia para os idosos se aconchegarem.
Usei 3 cores de lãs e a agulha de crochê nº4mm.
O astral da turma é incrível e todas são muito generosas umas com as outras. Fiquei muito feliz por conhecer o projeto pessoalmente e por encontrar tanta gente boa junta!
Você tem vontade de participar de um projeto assim mas não sabe fazer crochê? Não se preocupe! Elas são muito amorosas e se disponibilizam a ensinar os voluntários. Vai por mim, é demais!
Se você mora em Salvador, região metropolitana ou mesmo no interior e tem vontade de fazer parte desse grupo, mesmo que à distância, entre em contato com elas.
Existem diferente formas de participar desse projeto. Você pode doar as lãs, pode doar os quadradinhos já feitos anteriormente, doar seu tempo e trabalho nas reuniões usando as lãs do próprio projeto ou fazer tudo isso!
Siga os perfis delas e acompanhe esse lindo trabalho de amor.
Instagram do Projeto Quadradinhos de Amor: @quadradinhosdeamorba
Instagram do Ateliê Flor de Pano: @atelieflordepano
Um beijo!
Uauuuu amei
Que legal o seu post…
Também tenho um blog e destes uma excelente idéia.. Vamos espalhar nossos quadradinhos de amor.
Bjs
Debby
Que bom que gostou, Debby! Vamos espalhar amor sim! Até a próxima reunião. 😉 Beijo!
Ola meu sara varjao
sou crocheteira 40 anos e amo fazer
croche .Faço colchas de casal de
croche para festas ,lembranças ,sapatinho
Toalhas de mesa de croche ,sara varjao.
Oi Sara! Tudo bem?
Que máximo!!! Crochê é uma arte realmente incrível.
Parabéns por se dedicar a ela há tantos anos.
Sucesso pra você.
Beijo!